campanha

Nós, trabalhadoras e trabalhadores da Fabrica Ocupada Flaskô estamos profundamente tristes com a partida do companheiro Filipe. Ele sempre esteve presente em nossa luta de diversas formas e sobretudo enquanto morava e estudava em Campinas.

Em seu mestrado ele escolheu a luta da Flaskô como objeto de estudo (Flaskô: resistindo com classe) e realizou um ótimo trabalho concluído em 2007. Mas ele não só entrevistou trabalhadores... ele também participou de diversas atividades como encontros internacionais, conferencias, debates, atos e protestos organizados pelo Movimento das Fábricas Ocupadas. Ou seja, como ele mesmo escreveu em sua dissertação, sempre que podia se juntava a nossos CAMBAIOS prá Brasília, Joinville, etc.

Através de sua atividade acadêmica bem como apresentação de trabalhos em congressos Brasil a fora, muitas pessoas puderam conhecer a nossa luta e por isso sempre manifestamos nossa gratidão.

Em 2013 Filipe junto a Ricardo Antunes (Docente de Sociologia do Trabalho na Unicamp) organizaram uma coletânea de artigos no livro Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil II e para nossa alegria inseriram um artigo sobre a experiência da Flaskô no ultimo capitulo. E há 3 anos atrás foi a última vez que recebemos a ilustre visita de Filipe para o lançamento desta coletânea  no auditório da  fábrica ocupada. Como sempre Filipe estava radiante por viver aquilo. E nós também! Obrigada camarada!

Por tudo isto ficamos estarrecidos com a notícia de seu falecimento tão precoce pois sabemos que companheiros assim são raros. Nossos sentimentos aos familiares, aos companheiros de militância, aos alunos e colegas de trabalho desse nosso querido amigo Filipe Raslan.

Como ele brincava dizendo: ...quando eu morrer só me escreva umas palavras bonitas... cá está!

E mais, faremos uma foto sua em pôster para o nosso Centro de Memória Operária e Popular afinal você foi um dos nossos em teoria e na prática!

Filipe Raslan, presente!

E para quem se interessar pela dissertação de Filipe: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000435698

Compartilhe:
FaceBook  Twitter