campanha

capa - revista 4CEMOPCEMOP - Centro de Memória Operária e Popular - foi criado em agosto de 2007 em parceria com a Flaskô, com o objetivo de organizar o arquivo do Movimento das Fábricas Ocupadas. É nas dependências desta fábrica ocupada em Sumaré-SP que o centro funciona atualmente.
Seus membros são pesquisadores, estudantes, apoiadores e voluntários e o centro está à disposição daqueles que investigam o tema das fábricas ocupadas e geridas pelos trabalhadores no Brasil e na América Latina.

O centro atualmente realiza a catalogação e digitalização de documentos (impressos, audiovisuais, iconográficos, etc.) e já os disponibiliza para consulta neste site e também em seu acervo físico para trabalhadores, pesquisadores e a comunidade em geral. Além disso, reúne e disponibiliza uma biblioteca de teses, dissertações, monografias, artigos e resenhas sobre temas relativos.

A partir de 2010 o centro iniciou sua linha de publicações através das Edições CEMOP. Seu lançamento inaugural foi o livro FLASKÔ: fábrica ocupada, dos jornalistas Camila Delmondes e Luciano Claudino. Também neste ano surge por iniciativa da Flaskô e do CEMOP a publicação do Jornal ATENÇÃO!

Em maio de 2011 recém lançamos a Revista do CEMOP Nº 1 com o objetivo de reunir e publicar semestralmente artigos, resenhas, entrevistas e recuperar a memória de documentos e textos importantes na história do movimento operário e popular.

Acesse: www.memoriaoperaria.org.br

 

logo