Categorizado | Cidades

Catadores protestam no centro de São Paulo

Escrito em 24 novembro 2011 por admin

No dia 27 de setembro, os trabalhadores das cooperativas de catadores de recicláveis de São Paulo voltaram a ocupar as ruas do centro para protestar contra o não cumprimento de acordos por parte da prefeitura.

Várias medidas tomadas pela prefeitura da cidade restringiram o espaço destas cooperativas. Um dos comunicados da manifestação de ontem alertava para o fato de, junto à venda do terreno onde funcionava a Cooperativa de Catadores da Granja Julieta e à recente ameaça de remoção da Cooperativa Sempre Verde, ambas atuantes na zona sul, estar ocorrendo a expulsão dos artesãos que trabalham na Praça Floriano Peixoto, a perseguição aos vendedores ambulantes do Pari e o tratamento cada vez mais truculento dado aos moradores de rua.

O ato se concentrou à frente do prédio da prefeitura e na Praça do Patriarca, se estendendo até o começo da noite com batuques e projeção de vídeo. O prefeito Gilberto Kassab, por sua vez, não aceitou sequer receber alguns representantes dos catadores.

Vários trabalhadores da Cooperativa Sempre Verde declararam que só querem trabalhar, mas a prefeitura dificulta a vida deles, privilegiando sempre os mais ricos e pouco se lixando pros trabalhadores pobres.

Fonte: Passa palavra e Rede Extremo Sul

Deixe uma resposta