Categorizado | Direitos

Estudo revela que justiça é mal vista pela população

Escrito em 14 dezembro 2010 por admin

O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) divulgou uma pesquisa sobre a avaliação da população com relação à justiça no Brasil: de 0 a 10 a justiça teve apenas nota 4,55. Isso mostra que órgãos como o Ministério Público, a Polícia Judiciária, os Juízes, etc. realmente têm uma imagem ruim perante a população. Corrupção, demora e parcialidade foram os principais defeitos encontrados.

Fábio de Sá, técnico do IPEA, diz que “rapidez é o que as pessoas esperam”. É verdade, mas lembremos que muitos juízes são muito rápidos somente quando é para atender os ricos! Vimos a diferença de tratamento quando o banqueiro Daniel Dantas foi preso e quando um pobre, jovem, negro é preso.

É esta a preocupação. A pergunta que tem que ser feita à população é: “Você acha que existe uma lei para pobre e outra para rico? Por quê?”. Aí as coisas ficariam mais óbvias…

Sabemos que a luta é de classes, e isso se reflete no judiciário. O confronto é trabalhador X patrão, pobre X rico. Por isso, a pesquisa mostra que a nota é baixa. A população percebe isso. A Justiça sempre atende aos ricos! Sabemos que a justiça é dos poderosos! Por isso, seguimos lutando: “A luta faz a lei!”

Deixe uma resposta